O Antony

Se pudesse resumir o Antony numa palavra, ela seria : Saudade.
Existem pessoas de que se gosta pouco, muito ou assim, existem outras que ou se gosta ou se não gosta e existe ainda um terceiro tipo de pessoas...que toda a gente gosta, gostam os maus, os bons, os pequenos e os grandes. Eu conheço duas pessoas assim : o meu irmão e o Antony ( que podia também ser meu irmão ). Deles toda a gente gosta, não têm inimigos, não sabem discutir, vivem desviados dos problemas e não existe uma pessoa que não goste deles. São amados por todos.
Apresento-vos então o Antony, que para nós, os amigos, é " o Tonho ", porque o é por brincadeira, porque ele gosta e porque lhe assenta bem, como outra coisa qualquer.
Falar do Antony é recuar á minha infância, não o conheço de agora, conheço-o desde pequeno. Ele vive na França, mas visita-me todos os verões desde que o conheço.
É tão fácil falar dele, é provavelmente a pessoa mais inteligente que conheço porque Deus o premiou com um Q.I. acima da média. Se lhe disseres o o teu numero de telemóvel hoje, tem cuidado que em 2070 ele ainda se vai lembrar dele.
O coração dele tem o espaço do Canadá, a memória é do tamanho da China e o sentido de humor podia ser a Rússia.
Criámos repentinamente uma amizade muito forte, ao ponto de naquele mês de verão em que ele troca França por Portugal, não me livrar dele nem por um minuto. E é por isso, pela intensidade das coisas que temos histórias que davam para séries de 20 temporadas com 100 episódios por temporada.
O verão é o nosso auge, ele gosta do calor, porque lhe faz esquecer o frio do inverno, gosta de música brasileira, se a Vanessa da Mata um dia tiver uma estátua foi ele que a construiu, fala Português melhor que 80% da nossa população. É emotivo, cerebral, apaixonado, é extremamente fiel...ao coração e ás amizades. Se precisares dele, ele chega antes de soar o alarme. É mestre em trocadilhos...é sereno, o sentido de humor dele não tem paralelo e tem rasgos geniais de humor simples e inteligente,
Gosta de comer, de números e tem uma ligação extremamente especial com a sagres, ou com a super bock...dependendo do que houver.
Não gosta de bens materiais, não se importa com vistas bonitas, monumentos ou viagens de sonho, prefere sempre : um convívio com amigos, onde se ria, se beba e se coma, porque ele come por 10.
Fala Francês como Português e vice versa, escreve melhor Português do que muitos que possam ler este texto e nasceu e vive desde sempre na terra de Napoleão. Fala Espanhol, Inglês e já o vi safar-se em Árabe ou Alemão...sem nunca se esquecer que ele é Engenheiro e a especialidade dele são números.
Não gosta de redes sociais, nunca colocou um " like " em nada, nem numa foto da Mãe, porque diz que não percebe porque isso se faz ( acredito que nem aqui o coloque ).
Gosta de música, sabe as letras de cor. Tem charme e nunca se usa dele.
Os meus amigos são os amigos dele, provavelmente já partilhei mais vezes cama com ele, do que com uma futura mulher que venha a ter. Gosta de comida Portuguesa, de rir e quando dá gargalhadas são universais.
Tem olheiras há 24 anos e não se preocupa com isso, porque não se preocupa com as coisas que lhe fazem mal.
Se ele fosse um lugar, seria o Algarve ( pelas memórias que dali guarda ), de fosse um animal seria um macaco ( porque os imita como ninguém ), se fosse um objecto seria um bidé ( têm um ligação especial e ele assume que é a coisa de que mais sente saudades em França ), se fosse uma bebida era uma sagres, se fosse comida eram todas.
O Antony é puro, é daqueles que não engana, que se entranha e nunca mais sai, se ele entra na tua vida é para sempre. É genuíno e ri-se sempre, até como na foto ( sim porque ele se está a rir para dentro )...ele cativa as pessoas de imediato, é dado.
Fala com as mãos, mas de uma maneira constante. Se lhe deres bolos de arroz ele pode ter orgasmos e se lhe deres um abraço ele retribui sempre.
É das pessoas que mais fotografo pelo tempo que com ele passo. Já lhe tirei fotos de todas as formas e feitios e podia montar 10 álbuns todos dele, sempre com a colecção de Verão. Mas este ano fui ter com ele a Paris e fiz-lhe a de inverno.
E o momento em que ele nos recebeu em Paris?...de braços abertos, com o coração gigante a falar pela boca e com o sorriso de felicidade.
Volto ao inicio para dizer que tenho saudades dele de uma forma incontável. Todos temos, eu, os nossos amigos e acho que até a minha Mãe.
Mesmo que ele agora passe a vir mais vezes, a estar mais próximo, a aparecer na Páscoa ou em Outubro apenas porque já não aguenta de saudades.
Porque ele vem por nós : pelos amigos, porque sabe na integra o significado da palavra amizade.
Há uma imagem que é repetida por várias, mas que a tenho sempre presente em mim, que é o momento em que ele me abraça e se vira para o autocarro que o leva de volta todos os anos...embora. Quando o vejo partir ele vai lavado em lágrimas, diz sempre que vai ser mais fácil, mas aos anos que o desfecho é o mesmo : chora que nem um menino.
O " Tonho " é das pessoas mais importantes da minha vida, da minha e da de muita gente.
Mas abram-se sorrisos, estendam-se passadeiras, porque ele vem aí...já não demora e está para chegar, para : " o melhor verão de sempre ". Diz isto todos os anos e todos os anos se engana, porque o melhor é sempre o último, porque ele se supera e nós também.
Que o mundo conheça o Antony...um rapaz gigante em tudo.
( escrevi a fotografia a ouvir a tua música : https://www.youtube.com/watch?v=Or4nFSkc-KA )
Comentários
Seja o primeiro a comentar este artigo.
Para comentar é necessário iniciar sessão.